Militares de Lavras, Varginha, Três Corações e BH fizeram operação simulada em Lavras - veja fotos
Grande movimentação policial na Zona Norte na tarde desta terça-feira chamou a atenção das pessoas
Militares que simularam torcedores desceram do ônibus para revista (Fotos: Jornal de Lavras)
Quem passou na parte da tarde desta terça-feira na avenida Vaz Monteiro percebeu a grande movimentação policial em frente ao estádio de futebol "Coronel Juventino Dias", dezenas de militares fortemente armados e paramentados com uniforme comumente usado em operações especiais de controle de distúrbio civil.
A movimentação chamou a atenção de muita gente, principalmente quando um ônibus aproximou com seus ocupantes gritando e batendo na lataria do veículo. O ônibus foi cercado pelos militares e algumas viaturas ficaram atravessadas na avenida.
Tudo não passava de uma simulação, um treinamento que a Sexta Região de Polícia Militar, que tem sede em Lavras, preparou para os policiais do 8º Batalhão, com sede em Lavras, 24º com sede em Varginha e 16ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Três Corações, todos subordinados a Sexta Região, em Lavras.
O treinamento que os militares das unidades citadas estavam participando era o de abordagem e escolta de torcidas organizadas. Dentro do ônibus havia militares que simularam os torcedores, eles gritavam e insultavam os policiais, como em situações reais. Cantavam hinos de times de futebol, falavam gírias e desafiavam os policiais, que agiam de forma enérgica.
O treinamento foi ministrado por quatro militares do Batalhão Rotam (Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas), os militares pararam o ônibus e obrigaram os supostos torcedores a descerem de dois em dois, eles eram revistados e depois colocados assentados no passeio.
Um cão do Canil "Sargento Hélio dos Santos", treinado em farejar drogas, entrou no ônibus depois que o mesmo estava desocupado, tudo simulando uma situação real, vivida em quase todos os finais de semana em Belo Horizonte.
Depois da abordagem na porta do estádio, o ônibus seguiu para o Expolavras, sendo escoltado por diversas viaturas, naquele espaço o treinamento foi concluído.
Os militares de Lavras, Varginha e Três Corações passarão ainda por outros treinamentos, um deles será ministrado por policiais do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Além do BOPE e da Rotam, outras unidades de elite da PM mineira ministrarão treinamentos em Lavras.
A Polícia Militar de Minas Gerais se destaca das demais corporações do país pelo treinamento que os militares recebem, uma prova disso foi a situação vivida em Varginha no último final de semana, onde torcedores do Guarani, de Campinas, e torcedores do BOA, entraram em conflito e foram controlados.
Um fato marcante e que ganhou a mídia nacional foi a da advogada de 23 anos, visivelmente alterada e usando palavras de baixo calão, tentou humilhar os militares dando uma "carteirada", gritando que era advogada, depois ela exagerou quando abordou o comandante do grupamento, segurando-o de forma brusca, o militar a alertou e apontou o dedo para ela, que reagiu e deu um tapa na mão do policial.
Não satisfeita, a advogada identificada como Carol, com dedo em riste chegou na cara do policial dizendo: "não vem tirar não, sou advogada", provocando o militar que reagiu com um empurrão, ela ainda chamou o militar de verme e foi presa por desacato à autoridade.
0 comentários:
Postar um comentário