21/11/16
Uma Comitiva de policiais vindos da província de Jiangxi, na China, visitou nesta manhã de Segunda-feira (21) a Polícia Militar do Estado de São Paulo. A comitiva, formada por sete policiais e dois intérpretes, foi liderada pelo Chefe da Divisão Política - Delegado Regional Guangming Chen. Logo pela manhã, recepcionados pelo Chefe do Centro de Comunicação Social- Coronel FRANCO, os policiais chineses visitaram o Quartel do Comando Geral, onde o Coronel FRANCO explicou a eles sobre como são divididos os trabalhos da área de Segurança Pública no Estado de São Paulo, quais as competências da Polícia Militar, como é distribuído o efetivo, como funciona o sistema de formação dos Policiais Militares, quais são os programas de policiamento, como funciona o Policiamento inteligente baseado em índices de incidência criminal, como a Polícia Militar do Estado de São Paulo possui os melhores índices criminais no Brasil. Na ocasião os representantes de ambas as polícias manifestaram seu grande interesse no intercâmbio de informações, principalmente no que se refere ao campo tecnológico.
Também acompanharam a comitiva o Superintendente da Cruz Azul Educação e Saúde Coronel FREITAS e o Coordenador de Educação Coronel PERRENOUD os quais explicaram à comitiva chinesa, como funciona o sistema de saúde da Cruz Azul e o sistema de Educação das unidades do Colégio da Polícia Militar, que possui 10 unidades, cerca de 11.300 alunos dos quais, cerca de 300 são chineses ou descendentes.
Depois da visita ao Quartel do Comando geral, a comitiva seguiu para o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), onde foram recepcionados pelo Capitão BIAGI que realizou uma apresentação geral sobre a atuação da Polícia Militar na capital e Região Metropolitana de São Paulo, relacionando o número de habitantes, extensão territorial, número de chamados, número de atendimentos, quantidade de veículos, distribuição territorial dos Comandos de Policiamento. Além disso, a apresentação também demonstrou as ferramentas inteligentes utilizadas atualmente pela Polícia Militar tais como as câmeras de monitoramento com sistema geoposicionado, o SIOPM, o COPOM ONLINE, o FOTOCRIM, INFOCRIM, PRODESP, INFOSEG, DETECTA, o Capitão também explicou como funcionam a sala de Gerenciamento de Crises, a Sistema olho de Águia, a integração de diversos serviços públicos nas salas de 190 e despacho, com a participação de integrantes do Corpo de Bombeiros, SPTrans, CPTM, Metrô, GRAU e Guarda Civil Metropolitana. Os programas de policiamento também foram novamente explicados durante a apresentação, assim como a distribuição operacional do efetivo e em cada tópico os presentes puderam realizar comparativos entre as Polícias da China e do Estado de São Paulo, realizando assim um diálogo bastante produtivo.
Após a visita ao COPOM, a comitiva foi convidada para um almoço no próprio Quartel do Comando Geral e para a parte da tarde ainda está prevista uma visita ao Colégio da Polícia Militar, Unidade Centro, por onde o diálogo acerca da educação, tema de grande interesse da comitiva chinesa, se estenderá até o final do dia.
#podeconfiarpmesp
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP
0 comentários:
Postar um comentário