30/01/2017
O governador Fernando Pimentel presidiu, nessa segunda-feira (30), na Academia de Polícia Militar (APM), a solenidade de transmissão e assunção do cargo de comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O coronel Helbert Figueiró de Lourdes assumiu o posto em substituição ao coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, que foi para reserva após 30 anos de serviço prestados. O governador enfatizou que o apoio dado à instituição continuará sendo celebrado com o novo comandante, que já tem projetos para reforço da segurança no interior e na capital.
Todo o protocolo da cerimônia foi cumprido e diversas autoridades civis e militares compareceram ao evento, bem como os familiares dos coronéis substituído e substituto. Após a leitura dos atos oficiais, o coronel Bianchini fez sua fala de despedida. Em seu discurso ele destacou a entrada de 3 mil novos policiais durante sua gestão, a modernização da frota policial, a digitalização da rede de rádio da corporação em BH e mais 38 municípios do entorno da capital.
O coronel Bianchini agradeceu o apoio do governador Fernando Pimentel e acredita que o coronel Helbert fará uma gestão estratégica, já que é “um policial hábil e competente”. "São 30 anos de serviço dedicados a PMMG e o balanço que eu faço disso é ver uma polícia cada vez melhor e mais próxima a sociedade”, comentou coronel Bianchini.
De acordo com Fernando Pimentel, o apoio, respeito e carinho do Governo e da população fazem da Polícia Militar de Minas Gerais “a melhor do Brasil”. Ele frisou que, mesmo com todas as dificuldades financeiras e orçamentárias, que não são segredo para nenhum servidor, a segurança continua sendo atividade pública essencial no Estado.
“Vamos hipotecar de novo nosso apoio ao novo comando, que ora assume, para que desempenhe bem, com eficiência, competência e operacionalidade a missão que lhe é atribuída. Assim como não faltou ao coronel Bianchini, também ao coronel Helbert não faltará a presença permanente do governador e de seus secretários e quero ir além, disponibilizando os demais poderes desse Estado e do povo mineiro em apoio a atividade da nossa Polícia Militar”, declarou o governador.
Novos projetos de um novo comando
O novo comandante-geral da PM já adiantou que, em sua gestão, pretende focar no campo operacional, visando diminuir a criminalidade no interior do Estado, que preocupa o comando no sentido de revisar a formatação de ocupação dos pequenos destacamentos.
Em relação a região metropolitana de BH, segundo coronel Helbert, há um projeto estruturado e em fase de aquisição que diz respeito às bases comunitárias móveis, que serão alocadas em 177 pontos da região metropolitana de BH, sendo 86 só na capital. Somado a isso, novas 650 viaturas serão entregues ainda este mês pelo Governo do Estado para o interior.
“Em relação ao público interno, o que nós podemos assumir como compromisso é manter a valorização do policial miliar, mantermo-nos atentos a todas àquelas ameaças que nos afligem, e podem ter certeza, meus prezados comandados, temos aqui a garantia de que tudo será mantido em relação às nossas prerrogativas. Obrigado pelo trabalho de todos até aqui e agora. No comando da instituição, chamo a todos a uma nova missão, a renovarmos as energias e a mantermos o nome da instituição elevada pra sociedade mineira”, finalizou o novo comandante-geral, coronel Helbert.
Currículo do novo comandante-geral
O coronel Helbert Figueiró de Lourdes, que ocupava o gabinete militar foi uma indicação do próprio coronel Bianchini para o comando, aceita pelo governador. O novo comandante-geral é nascido em Belo Horizonte, é casado e tem dois filhos.
Figueiró tem 29 anos de PM e concluiu o Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 1990. Iniciou sua carreira no 14º Batalhão, de Ipatinga, no Vale do Rio Doce, e também serviu em outras unidades de BH, como o 1º, o 5º e o 16º batalhões, Batalhão de Polícia de Trânsito, Batalhão de Guardas e Academia de Polícia Militar.
Já como oficial superior, comandou o curso de formação de sargentos, de oficiais, foi comandante do 1º Batalhão da PM em BH, unidade responsável pelo patrulhamento do Centro da cidade, e sua última função foi a chefia do gabinete militar do governador Fernando Pimentel, atividade que também demandava o comando da Defesa Civil estadual.
Figueiró é formado em direito pela Universidade Fumec e tem especialização em gestão da segurança pública pela Fundação João Pinheiro.
Autor: Killzy Lucena - PMMG
FONTE: https://www.policiamilitar.mg.gov.br