BLOG REGIONAL DO CSCS POÇOS DE CALDAS |
Até o ano passado, quando um aparelho de celular era roubado ou furtado em Mogi Guaçu e em quase todo o estado de São Paulo, a Polícia Militar só descobria se fizesse consulta pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) ou CAD (Central de Atendimento e Despacho) , onde funciona o serviço de emergência 190, ou quando levava o suspeito à
Delegacia de Polícia ou ainda ao Plantão Policial.
Agora, o policial pode identificar os aparelhos celulares de pessoas suspeitas em abordagens ou cumprimentos de mandados de prisão e/ou apreensão no próprio tablet que fica na viatura.
No sistema do Estado, há o cadastro de aparelhos tirados de seus donos. A implementação digital, em exemplo simples, funciona como o de carros furtados ou roubados.
As consultas são administradas pelo próprio patrulheiro durante a intervenção no local dos fatos. A consulta vai ajudar, também, nos flagrantes de receptação, furto ou roubo de aparelhos.
Desta maneira, é muito importante, quando se compra um aparelho usado, saber a sua real procedência, pois se em uma abordagem de rotina, for constatado que o aparelho é furtado ou roubado, a pessoa vai parar na delegacia e responderá por receptação, ficando até mesmo presa.
O sistema de consulta funciona da seguinte maneira: se uma pessoa tem seu celular roubado, por exemplo, como acontece em determinados locais de Mogi Guaçu e região, e ela telefona para a polícia informando o que acaba de ocorrer, caso alguém seja abordado pela PM em atitude suspeita, e esteja com um aparelho semelhante, será possível consultar e descobrir se foi aquela pessoa que roubou.
O IMEI
O IMEI é um código único que vem no hardware de todos os aparelhos celulares. Para consultá-lo, o proprietário deve digitar *#06# que, terminada a digitação, aparece o número na tela na hora. É importante anotar em um papel e mantê-lo sempre por perto, caso tenha que utilizá-lo.
Outra forma de fazer o bloqueio é o dono do celular entrar em contato com a operadora e também passar o número do IMEI. O aparelho é bloqueado imediatamente e este número vai para uma blacklist (lista negra que guarda dados de aparelhos roubados).
Emergência
Em caso de furtos e roubos, a vítima deve telefonar para o 190 da Polícia Militar, que atende 24 horas.
Veja este vídeo abaixo de um Policial Militar explicando como proteger o seu celular de ladrões.
https://www.youtube.com/watch?v=vekutOnp-2Q
FONTE:http://www.mogiguacuacontece.com.br
0 comentários:
Postar um comentário